Melba Nadais Aidar

O dia a dia de um arquiteto, assim como a maioria das outras profissões, começa cedo: visitar obras, ir a fornecedores, escolher acabamentos para finalização de projetos, se dedicar ao escritório e atender clientes.

É assim a rotina da arquiteta Melba Nadais, que harmoniza os espaços que passam por suas mãos, sempre respeitando a necessidade do cliente. Quando criança costumava copiar desenhos dos gibis e chegou a ganhar um concurso na escola, onde ficou em primeiro lugar. Ela acredita que já nasceu com o interesse pela arquitetura. ”Minha mãe tentou me colocar para aprender balé, mas eu não queria. Só tinha interesse em aprender coisas relacionadas a desenho.”

“Saber ouvir e poder interpretar o que o cliente quer é uma das coisas mais importantes dentro do trabalho do arquiteto.”

Embora tenha iniciado sua vida profissional desenvolvendo projetos residenciais, Melba gosta muito da área comercial. Ela explica que são trabalhos com características diferentes: “O residencial é um projeto mais lento, principalmente,quando o cliente adquire um imóvel ainda na planta, a execução final acaba se estendendo mais.

Já o comercial é mais rápido, o cliente já chega com pressa e consequentemente a execução é mais acelerada e com isso o prazer de ver concretizado”. Mesmo com uma rotina atribulada, a arquiteta sempre participa de todas as fases do trabalho.

“O projeto é um todo e as etapas se integram, portanto se você não estiver atento, com certeza algo não sairá de acordo”.

Agora, Melba quer enriquecer ainda mais seu conhecimento “Quero ir atrás do novo”. Ela salienta que a experiência conta muito, mas saber um pouco sobre a vida da pessoa ajuda bastante.